Imagem capa - Não é só de fotografia que vive o fotografo por Rodrigo  G. Roncolato
Fotografia

Não é só de fotografia que vive o fotografo

Quero retomar, os textos em meu blog com mais frequência e começo com um tema um tanto quanto contraditório né? Pode parecer que sim, mas em minha visão não é… rssss.


Há algum tempo tenho pensado no que me leva a escolher a fotografia de casamentos e famílias como forma de trabalho. Tenho uma oportunidade única em estar ao lado de pessoas fantásticas, ambientes especiais e isso me faz entender a cada dia qual é a minha missão nesse mundo. Quando iniciamos na fotografia aprendemos a parte técnica como: luz, composição, simetria, perspectiva, flash, equipamento, edição, tratamento etc…(o que é muito importante) mas com o tempo acabamos esquecendo de trazer o sentimento verdadeiro ali presenciado em nosso trabalho.


Hoje, presencio lindas histórias de casais incríveis, e de repente, percebo que estou conhecendo pais, avós, tios, primos e logo me vejo inserido por inteiro como parte desta história. Quando percebo a grande responsabilidade que tenho em registrar aquele momento, visualizo que o primeiro presente sou eu, em deixar-me ser um convidado de honra desta nova família que está iniciando. Aos poucos, percebo o olhar, o ponteiro do relógio que de segundo em segundo se aproxima a hora do sim e a ansiedade cada vez mais incontrolável que aos poucos toma conta daqueles que fazem os momentos serem únicos.


Este sentimento me faz perceber que ser presente é muito mais valioso que estar presente, eu não quero somente estar presente, pois assim, minhas fotos ficaram totalmente técnicas o que muitas vezes não traz emoção. Eu quero ser presente, sentir um pouquinho daquilo que cada personagem da história está sentindo, quando se é simplesmente técnico não tem emoção, então me sinto travado e preso dentro de mim, simplesmente fazendo aquilo que a parte técnica me permite.


Quero viver nas histórias das pessoas comuns, mas com uma missão de ser inteiramente presente na vida delas, quero contar através das minhas lentes o que eu pude presenciar naquele momento único. É sentir mais e preocupar menos. E é só assim que  viver de fotografia faz sentido em minha vida, assim sempre irei trabalhar com satisfação fazendo aquilo que mais amo, entregar algo de muito valor a quem confia em meu trabalho.


 E para você o que precisa estar relacionado a fotografia? Deixe seu comentário.